Hoje falaremos sobre um dos pontos de maior orgulho de nossa ONG: a relação que temos com os animais que vivem em nosso abrigo.
Como já foi dito anteriormente em outros artigos, não é o suficiente fornecer apenas abrigo, água e alimento. É igualmente importante que os animais do abrigo recebam amor, carinho e atenção. Em nossa visão, temos de ser o lar de cada vidinha que está aqui, até que de fato encontremos um adotante para cada uma delas. Essa é uma bandeira muito forte dentro da SPASB e ao longo dos anos diversas atividades foram desenvolvidas nesse sentido.
Atualmente, temos grupos de voluntários com a função única e exclusiva de oferecer atenção e amor aos animais. Os cães, além de se divertirem dentro da sede mesmo, são levados para passeios, frequentam parques e espaços pets da cidade. Aos gatos são oferecidas atividades recreativas dentro do próprio gatil, com a presença de muitos brinquedos.
Todas essas atividades ajudam na sociabilização dos animais, além de tornar mais próxima a relação deles com os voluntários. Um animal feliz e saudável terá mais chances de ser adotado. Um voluntário acostumado a personalidade de um animal vai rapidamente notar se algo estiver errado. É uma situação de ganho em todos os sentidos.
Aos domingos, também temos o nosso tradicional “almoço de vó”. Com exceção dos animais em tratamento ou com idade avançada, a dieta dos animais é composta por ração e petiscos secos. A ideia do almoço de vó é justamente a quebra de rotina, oferecendo a todos os animais do abrigo uma alimentação diferente aos domingos.
Os cães se deliciam com arroz, frango, fígado, carne, salsichas e os gatos degustam sachês, patês e leite.
Outra tradição de longa data da SPASB é a realização da ceia de Natal dos animais do abrigo. Assim como em uma ceia humana, banquetes são preparados para que os bichinhos também celebrem o Natal. Desde que é realizada, ela também é estendida aos animais do Centro de Controle de Zoonoses.
Quando um animal é adotado, nós queremos que ele seja muito bem cuidado e tenha tudo do melhor. Só podemos ter um alto nível de exigência se o exemplo existe aqui.