Ter um animal, seja qual for, significa responsabilidade.
Infelizmente, uma grande parte da nossa sociedade ainda vê os animais como mercadoria, que podem ser descartadas ou doadas para qualquer pessoa quando eles não têm mais serventia, ou estão velhos demais, doentes demais. É muito provável que essa parte da sociedade desconhece o real significado de ter um animal, e talvez, se eles soubessem antes de tê-los comprado ou adotado, muito sofrimento poderia ser evitado.
Esse texto é direcionado, principalmente, para aqueles que estão pensando em aumentar a família, adotando (esperamos que não comprando) um filho de quatro patas.
Um filho animal, assim como um filho humano, precisa de cuidados médicos, vacinas anuais para evitar doenças, muitas delas mortais, atendimentos veterinários de rotina, medicamentos contra vermes, pulgas, carrapatos, e as vezes exames e cirurgias. Tudo isso tem um custo, as vezes não tão baixo como gostaríamos, mas eles são necessários.
Esse filho também precisa comer, não é mesmo? Então precisamos levar em conta os custos com alimentação, que deve ser tratada com muita importância, pois uma má alimentação pode levar o seu filho a adoecer.
E esse novo membro da família vai querer brincar, e é preciso dedicar tempo a eles, pois assim como nós, eles precisam interagir. Não podemos achar que deixá-los sozinhos no quintal é suficiente, afinal, eles querem nosso carinho também.
Tudo isso pode parecer assustador, mas o objetivo desse texto não é esse, e sim fazer com que as pessoas reflitam mais antes de tomar essa decisão tão importante, para evitar que uma vida seja maltratada.
Mas, acima de qualquer coisa, adotar uma vida significa amor infinito e incondicional.
Você vai chegar em casa cansado, depois de um longo dia de trabalho, e eles estarão lá, esperando para dar o maior amor do mundo, para encher você de lambeijos, e dizer em gestos, que você é o melhor humano do mundo. E eles sempre estarão lá, nos seus piores e melhores momentos, para brincar ou para simplesmente ficarem deitadinhos ao seu lado naquele dia que você não estiver se sentindo bem. Afinal, eles são sim os melhores companheiros do mundo.
No final, não podemos esconder o fato de que adotar um animal, significa sim muita responsabilidade, custos, tempo, cuidados, mas também significa amor, o mais puro que poderemos encontrar nesse planeta tão cheio de maldade.
O amor transforma, o amor salva. Dê uma chance a eles, adote uma vida!