“Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor” – Desmond Tutu
Quantas vezes não nos perguntamos o porquê de o mundo ser tão cruel, o porque de existir tanto sofrimento?
A resposta para essa pergunta e simples: Tudo isso acontece porque existem pessoas más e ignorantes, somadas a muitas pessoas que se consideram boas, porém não fazem nada para ajudar a evitar ou conter esse mal.
Essa frase de Desmond Tutu é clara e objetiva. Se você presencia a injustiça e decide se calar, você fortalece o opressor, que vai continuar achando que pode fazer o que quiser.
Estamos aqui para falar de maus tratos contra animais e como podemos ajudar a diminuir esses tristes acontecimentos.
Conversando com pessoas conhecidas sobre o assunto, muito mais vezes do que gostaríamos, escutamos : “Eu tenho um vizinho ou conhecido que maltrata seus animais, é muito triste e revoltante, mas eu não posso fazer nada”. Quando escolhemos não fazer nada, nós automaticamente escolhemos ajudar a perpetuar o sofrimento daquele animal, um ser inocente que não tem voz para se defender. Então, se você não fizer nada, quem vai fazer? E se não for agora, quando?
Sabemos que muitas vezes o opressor é uma pessoa violenta e perigosa e pode causar medo. Mas e se te dissermos que você pode fazer uma denúncia de forma anônima? Isso mesmo, o denunciado nunca saberá que foi você.
Essa denúncia pode ser feita no site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, no link: https://www.webdenuncia.org.br/depa
Quando você denúncia no site, a denúncia é encaminhada para a delegacia responsável mais próxima ao endereço do denunciado e você poderá acompanhar a denuncia e ler os comentários da pessoa que foi verificar o local.
Porém, é muito importante ressaltar que antes de fazermos qualquer denúncia precisamos nos certificar que aquele é realmente um caso de maus tratos.
Por exemplo, se você passa em frente a uma casa e vê um cachorro sem um pote de água ou ração, primeiro você precisa se certificar que isso ocorre com frequência. Pode ser que o animal tenha ficado fechado fora de casa por cinco minutos, no exato momento em que você passou por lá. Pode ser que a água e a ração esteja em um local não visível para quem está de fora. Precisamos tomar esse cuidado porque precisamos que a policia foque nos casos reais de maus tratos. Então, se você presenciou ou ficou sabendo de algum caso, vá até o local varias vezes, converse com vizinhos e tente reunir o maior número de informações possível. Você pode também tirar fotos e filmar, o que ajudará muito a policia, pois assim o denunciado não poderá dizer que foi apenas um engano.
É considerado maus tratos abandonar, ferir, manter em locais pequenos e/ou sem abrigo contra o sol e chuva, em ambientes insalubres, exposto ao frio, não dar agua e alimento e negar assistência veterinária ao animal doente.
Essa ação tão simples pode salvar a vida de muitos animais, aqueles que você achava que não podia ajudar. Não custa nada, é anônimo, e você pode fazer do seu celular.
Se você desejar, pode também ligar ao IBAMA, no número 0800 61 8080.
E então, qual lado você vai escolher?